quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os 5 hábitos diários que mais detonam a minha reeducação alimentar

     No meu post anterior fiz uma pergunta que estava difícil para responder, mas hoje não tenho dificuldade nenhuma para dizer que sim. Eu comecei minha reeducação alimentar em agosto de 2010, e agora que estamos em agosto de 2011 estou reiniciando com o objetivo de eliminar 6kg. Acho que definitivamente agosto é o meu mês!
     Ontem meu primeiro dia foi perfeito! Consegui levantar cedo e ir fazer a minha caminhada. Andei 5km e voltei super disposta a fazer tudo certinho. E fiz! Hoje eu consegui acordar cedo novamente e já fiz minha caminhada: mais 5km rumo ao corpo mais leve. Durante a caminhada fiquei pensando sobre o que escrever e eis que surgiu a ideia de listar os meus 5 erros que me fizeram parar de eliminar peso e ainda ganhar 3kg.

1º - Vida agitada
     O corre-corre diário muitas vezes nos impede de preparamos a nossa própria refeição ou até mesmo de sentarmos para uma refeição. Um dos problemas de comer rápido demais é que não prestamos atenção naquilo que estamos comendo e com isso as chances de ingerirmos mais quantidade do que deveríamos é enorme. Se na hora da refeição a nossa atenção estiver na tarefa seguinte, na fila do banco, no trabalho pendente ou em qualquer outra coisa que não seja o alimento, certamente a quantidade ingerida passará despercebida.

2º - Descuidar das porções
     Não tem jeito: eu preciso medir as porções! Acredito que cada um encontra o seu caminho e o meu sem dúvida e medir TUDO que vou comer. O meu inconsciente sempre coloca um pouquinho a mais. Se eu coloco 4 biscoitos e sento na frente da TV eu como só os 4, mas se eu levo o pacote para a sala...   como o pacote todo! Separar as quantidades que comerei me ajuda muito, mesmo que me custe um pouquinho mais de tempo.

3º - Comer o stress
     Eu adoro COMEmorar, mas ultimamente andei comendo outras coisas também. Comi angústias, comi insegurança, comi problemas, comi frustrações, comi expectativas, comi, comi, comi. Já que tudo é culpa do stress, vou culpá-lo por isso também! Só preciso lembrar o que Sr. Stress nunca colocou nada na minha boca, sou eu que faço isso sempre!



4º - Pular refeições
     Eu simplesmente parei de comer de 3 em 3h e comecei a comer 3 vezes ao dia. Devo ter pensado que só o número 3 bastava, rs. Quando iniciei a ra coloquei o celular para despertar e assim eu consegui comer nos horários certinhos. Aos poucos eu fui acostumando e acabei deixando o despertador de lado, e o que aconteceu? Perdi o hábito! Simples assim!

5º - Comer tarde da noite
     Depois de parar com as caminhadas matinais, eu comecei a cada vez dormir mais tarde e consequentemente comecei a comer cada vez mais tarde. Se antes minha última refeição era às 22h, depois passei a comer depois de 0h. E o que eu comia? Coisas nada saudáveis, com certeza! Agora que estou acordando cedo novamente, não precisarei fazer os lanchinhos da madrugada, rs.

Eu identifiquei esses erros e você sabe onde está errando? Conte pra mim! Beijussssssss



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estou de volta?

     Que difícil responder a essa pergunta! Está tão difícil voltar a fazer tudo certinho... 
     Nem sei como vocês estão, tem muito tempo que não entro no blog de ninguém, principalmente no meu, rs. Estive pensando, pensando e me perguntei: será preciso ouvir de novo que minha saúde está prejudicada? Só correndo risco é que eu tomo vergonha nessa cara e faço a reeducação alimentar e exercícios físicos?
     Não sei se já contei pra vocês, mas quando iniciei minha reeducação alimentar - em agosto de 2010 - o objetivo não era emagrecer. Eu fiz exames de sangue e foi difícil encontrar algum item que estivesse dentro dos parâmetros de referência. Pirei na batatinha! Hum...Batata! Enfim, eu fiquei muito mal mesmo! Lembro de sentar na sala da minha mãe e chorar. Simplesmente chorei... 
     Na época eu estava passando por outros problemas na área profissional e só faltava adoecer e ficar impedida de comer pra completar o meu quadro de desgraça total. Eu sempre pensei que pra mim, um castigo terrível seria a proibição de comer determinados alimentos. Não lido bem com restrições! Se falar que não posso é aí que me dá mais vontade de comer.
     O fato é que não estou encontrando motivos para recomeçar, mas vou tentar. Tenho acordado muito tarde e com isso meus horários de alimentação estão descontrolados. Amanhã tentarei acordar mais cedo e caminhar. Se eu acordar mais cedo, consigo postar no meu blog, consigo visitar o blog de vocês, mas o difícil é levantar sem ter uma "ameaça" iminente, rs.
     Hoje ainda não terei tempo de fazer as visitas, mas amanhã, se eu conseguir levantar, as visitas estarão garantidas, rs. Se você se identificou com a minha falta de motivação, motive-se enquanto é tempo, tenha certeza que ouvir de um médico que você está doente não é nada fácil. O que temos de mais importante é a nossa saúde e com ela não se brinca! Vamos à luta? 

Nada de trapacear hein! rs