segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doce e saudável: é possível?

     
     Já deixei bem claro aqui que sou uma "formiga" assumida! Gosto MUITO de açúcar, sinto falta de um docinho diário, rs. A grande questão é como continuar tendo o prazer de um doce sem prejudicar a saúde? Não preciso dizer que açúcar em grande quantidade faz mal, que a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de 90gr de açúcar por dia - para adultos - e que a maioria de nós não cumpre essa recomendação, mas preciso dizer que é possível sim, ter uma vida "doce" e saudável.
     Quando eu estava no "auge" da reeducação alimentar, eu consegui reduzir muito a ingestão de açúcar e felizmente alguns hábitos se mantiveram - outros nem tanto, abafa! Como eu precisava reduzir o colesterol, acabei utilizando a aveia em forma de mingau, porque de outro jeito ficou impossível para mim. Mas o que fazer para adoçar o mingau? Tcharammmm! Eu usava banana! Isso mesmo! Usava a banana amassada e misturava ao mingau, desse jeito consegui comer o mingau por um bom tempo. Depois passei a intercalar a banana com o mel, e assim continuo fazendo até hoje. Tem mais de 1 ano que não uso açúcar no mingau.
     Cada um precisa encontrar o seu jeitinho de manter a vida docinha sem prejudicar a RA. Eu sempre como algumas coisinhas:

  • gelatinas e pudins diet;
  • balas de banana passa;
  • balas de gelatina;
  • trident;
  • banana com canela...
     É claro que tem horas que essas coisas não adiantam, preciso de um doce de leite mesmo, de um pudim, de um chocolate... Mas a me ajuda em diversos momentos. E você? O que faz para saciar sua vontade doces, sem que isso prejudique a sua reeducação alimentar? Compartilhe suas ideias!




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

E se...

... eu te desse Feliz Natal hoje?
     Calma! Calma! Não estou ficando doida. Em contrapartida ... Apresse-se! Apresse-se! Só faltam 58 dias para você entrar naquele modelinho dos seus sonhos!
     Para alguns falta muito, para outros falta pouco, mas e para você? Falta o que para que o Natal de 2011 seja diferente do Natal de 2010? No ano passado eu havia eliminado mais ou menos 7kg. Estava ainda acima do peso, mas estava animada. Depois de eliminar 13kg e engordar 4kg, meu corpo é diferente do ano passado, mas ainda não é que o eu considero ideal.
     Em busca desse ideal eu resolvi ser radical - Ih! Rimou! Para mim não adianta fazer atividade física e controlar um pouquinho a alimentação, assim como fazer uma alimentação completamente equilibrada e nenhuma atividade física, também não dá resultado. Eu PRECISO das duas juntas! E por isso comecei ontem a minha rotina neurótica de RA + AF de novo.
     Não voltarei com o ritmo de postagens e comentários nos blogs que sigo. Farei como várias outras amigas, darei prioridade a visitar quem me visitou. Acho que desse jeito não serei injusta e darei conta de conciliar a minha vida real com a virtual, rs.
     Para começar minha maratona, baixei novamente o vídeo da Solange Frazão, aquele mesmo que eu fazia no DDD e fiz a primeira série ontem. Algumas meninas do grupo do facebook também estão fazendo e isso me deu um ânimo pra fazer. É fácil? Não! Malhar em casa é o Ó, mas é o que tenho pra hoje, é o que meu tempo me permite. E vou falar: minhas pernas estão muito doloridas hoje!!!!!
     A segunda providência foi uma visita ao supermercado... Frutas, legumes, verduras e algumas coisinhas light. Não dá pra comprar tudo light, porque além de mais caro o restante da família não gosta de acompanhar meu cardápio, rs. Na medida do possível tento comer o mesmo que eles, diminuindo as porções - essa parte é mais difícil!
     Então é isso pessoal! Ainda dá tempo de você receber elogios junto com o "Feliz Natal". Tome uma atitude agora, sempre é tempo!
Bjussssssssss