Já deixei bem claro aqui que sou uma "formiga" assumida! Gosto MUITO de açúcar, sinto falta de um docinho diário, rs. A grande questão é como continuar tendo o prazer de um doce sem prejudicar a saúde? Não preciso dizer que açúcar em grande quantidade faz mal, que a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de 90gr de açúcar por dia - para adultos - e que a maioria de nós não cumpre essa recomendação, mas preciso dizer que é possível sim, ter uma vida "doce" e saudável.
Quando eu estava no "auge" da reeducação alimentar, eu consegui reduzir muito a ingestão de açúcar e felizmente alguns hábitos se mantiveram - outros nem tanto, abafa! Como eu precisava reduzir o colesterol, acabei utilizando a aveia em forma de mingau, porque de outro jeito ficou impossível para mim. Mas o que fazer para adoçar o mingau? Tcharammmm! Eu usava banana! Isso mesmo! Usava a banana amassada e misturava ao mingau, desse jeito consegui comer o mingau por um bom tempo. Depois passei a intercalar a banana com o mel, e assim continuo fazendo até hoje. Tem mais de 1 ano que não uso açúcar no mingau.
Cada um precisa encontrar o seu jeitinho de manter a vida docinha sem prejudicar a RA. Eu sempre como algumas coisinhas:
- gelatinas e pudins diet;
- balas de banana passa;
- balas de gelatina;
- trident;
- banana com canela...
É claro que tem horas que essas coisas não adiantam, preciso de um doce de leite mesmo, de um pudim, de um chocolate... Mas a me ajuda em diversos momentos. E você? O que faz para saciar sua vontade doces, sem que isso prejudique a sua reeducação alimentar? Compartilhe suas ideias!