sábado, 9 de outubro de 2010

Que tal umas trocas vantajosas?

     Entre meus passeios pela net fui parar no site do goodlight e adorei a matéria sobre as trocas que podemos fazer diariamente para conseguirmos o nosso objetivo. Não precisamos trocar os alimentos que nos engordam por outros sem graça, sem gosto, sem, sem, sem, rs. As trocas são feitas para que continuemos saboreando os alimentos, mas sem prejudicar nossa RA. Quem quiser ler na íntegra, é só ir no site, mas vou deixar aqui algumas sugestões extraídas de lá, aquelas q eu considerei as melhores!

Trocas Vantajosas:
  • Se houver maionese entre os ingredientes, troque pela mistura de queijo cottage com iogurte natural desnatado, ou emagreça a maionese: em vez de colocar 1 xícara de maionese, separe ½ xícara do produto e complete com água. Se ficar com uma consistência muito líquida, adicione um pouco de água fervendo. Com o choque térmico, a maionese volta a encorpar. E as calorias caem pela metade. 
  • Ao preparar omelete, no lugar de três ovos inteiros, use uma gema para três claras. O sabor fica ótimo! E o alimento, muito mais saudável. 
  • Ao preparar hambúrgueres, em vez de jogar óleo na frigideira, polvilhe levemente a carne com sal. Assim, eles fritam no próprio caldo, sem grudar. 
  • Quando fizer molho branco para massas, substitua o creme de leite tradicional (90 gramas de gorduras) pelo leite evaporado desnatado (3 gramas de gorduras). Fica exuberante! Ou então misture 2 copos de leite desnatado com 2 colheres (sopa) de margarina light e 1 colher (sopa) de farinha. Esse molho branco magro tem quase metade das calorias do tradicional: 286 contra 556.  
  • Outra maneira de substituir o creme de leite tradicional é batendo no liqüidificador 250 ml de leite desnatado com uma fatia de ricota (40g). 
  • Para emagrecer a lasanha, troque algumas camadas de massa por fatias de legume como berinjela ou abobrinha. Ajudam a dar volume e reduzem de 30 a 40% o valor calórico da receita. 
  • Quase sempre, o açúcar é o vilão na hora do doce, mas lembre-se que na comida salgada, a farinha refinada é tão inimiga da boa forma quanto ele. Prefira a farinha integral, que demora mais tempo para digerir, prolongando a sensação de estar satisfeito. 
  • O bolo ficará mais magro se em vez de 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo você puser 1 xícara (chá) de purê de frutas, como maçã, pêra ou ameixa.
     Algumas trocas eu já fazia antes de conhecer o site, outras eu estou fazendo, mas a troca mais importante que fiz foi a de não pensar no que eu estava comendo e passei a programar minha alimentação. Se você se programa é bem mais fácil conseguir seu objetivo. Isso vale um outras áreas da vida também. Planejamento é a base! Não pode haver uma avaliação se não houver planejamento. Comece o seu já!
     Ontem não consegui postar aqui, mas estou certinha com a RA e com a AF. Fiz tudo logo de manhã que é bem melhor, está difícil chegar do trabalho e ainda ir malhar, só pelo DDD mesmo, rs! Faltam só dois dias para a pesagem quinzenal, será que a balança será minha amiga? Sei não hein! O metabolismo aqui tem passos de tartaruga!
     Ótimo fim de semana pra vocês, amanhã é dia de descanso no PC, mas com essa chuva acho difícil eu resitir e não vir aqui nem que seja pra ler os comentários de vocês! Adooooro! Bjssssssssssssss

3 comentários:

  1. Oi Lili
    Eu conheço esse site e é mesmo muito bom..
    Gostei das dicas, muito boas!!

    É amiga, planejamento é tudo...vou aqui agora planejar minha alimentação para a semana, pq tb tõ com o metabolismo muito lento aff...vou mudar algumas coisas

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Lili, esse site é td de bom mesmo!
    ótima semana

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse negócio de troca...
    Bjos Líli!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!

3 comentários:

  1. Oi Lili
    Eu conheço esse site e é mesmo muito bom..
    Gostei das dicas, muito boas!!

    É amiga, planejamento é tudo...vou aqui agora planejar minha alimentação para a semana, pq tb tõ com o metabolismo muito lento aff...vou mudar algumas coisas

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Lili, esse site é td de bom mesmo!
    ótima semana

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse negócio de troca...
    Bjos Líli!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!